Seja muito bem-vindo ao Blog da Delegacia Sindical de Belém (PA)

Seja muito bem-vindo ao Blog da Delegacia Sindical do Sindireceita em Belém - No ar desde 31/01/2011 - Agora também no twitter: http://twitter.com/talessqueiroz.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Analistas e auditores da Receita paralisam na 5ª

Edição de 15/06/2011

Analistas tributários da Receita que atuam em Belém realizam uma paralisação amanhã, a partir das 8h, em frente ao prédio do Ministério da Fazenda, localizado na rua Gaspar Viana. O ato visa chamar a atenção para as precárias condições de trabalho no prédio e também contestar a saída de 11 analistas tributários da Alfândega do Porto de Belém e da Alfândega do Aeroporto Internacional de Belém.

A paralisação vai durar 24 horas e, segundo estimativas do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) no Pará, deve ter adesão de pelo menos 90% da categoria. Também amanhã, no mesmo local, a partir das 8h, os auditores da Receita que atuam em Belém também paralisam por duas horas. Os movimentos serão concomitantes e possuem pontos em comum, como a reivindicação por melhores condições de trabalho, sendo que os auditores criticam ainda a atual gestão do superintendente da 2ª Região Fiscal, Esdras Esnarriaga.

Segundo o presidente do Sindireceita no Pará, Tales Queiroz, uma das principais lutas da categoria é por melhores condições de trabalho. Ele afirma que o prédio do Ministério da Fazenda encontra-se em péssimo estado de conservação. Um dos problemas é o sistema de refrigeramento central do prédio, se defeituoso há algum tempo, dificultando o trabalho dos servidores. "Enfrentamos problemas diários, como infiltrações e falta de manutenção de elevadores, por exemplo. Por fora, o prédio está bem cuidado, mas quem trabalha dentro sabe as condições reais", ressalta.

Segundo Tales, o sindicato pretende contratar um engenheiro do trabalho para vistoriar o prédio. "Vamos encaminhar o laudo ao Ministério do Trabalho e à Delegacia do Trabalho para que seja tomada uma providência", afirmou.A categoria também contesta a retirada de 11 analistas tributários da Alfândega do Porto de Belém e da Alfândega do Aeroporto Internacional de Belém. Segundo informações obtidas pelo sindicato, estes analistas seriam retirados da área fim aduaneira e que, provavelmente, serão remanejados para as Divisão de Gestão de Pessoas (Digep) e de Programação e Logística (Dipol), atividades meio do órgão. A preocupação do Sindireceita é que as atividades nas alfândegas sejam prejudicadas.

"Hoje existem 11 analistas atuando no aeroporto, ou seja, sairá praticamente a metade", afirma. Superintendente - O superintendente da 2ª região Fiscal, Esdras Esnarriaga, afirma que não haverá uma remoção dos analistas tributários das alfândegas, e sim a formação de uma equipe temporária que vai atuar em um Grupo de Trabalho (GT). Coordenado pelo próprio superintendente, o grupo atuará no segundo semestre deste ano e uma de suas missões será justamente estudar soluções para os problemas de estrutura e logística da Receita.

O GT desempenhará atividades de gestão e processo, gerenciamento de projetos e planos de capacitação. Esdras destaca que a saída desses analistas terá um caráter temporário. Após o encerramento dos trabalhos do GT, os analistas poderão retornar às suas funções.

Fonte: AMAZÔNIA JORNAL
Com publicação também no jornal "O Liberal"

Um comentário:

  1. Parabéns a DS de Belem!

    Estranho o Superintendente montar um GT só de Analistas Tributários,no qual se desempenhará atividades meios de gestão e processo, gerenciamento de projetos e planos de capacitação. Para mim, isso foi uma saída de última hora,porque a DS se mobilizou em tempo hábil.

    Quanto ao fato da promessa de que todos os AT vão retornar,tudo indica que é uma tática de dar tempo ao tempo para tudo cair no esquecimento.

    As perguntas que não querem calar são as seguintes:

    1-onde está a participação da Esaf e de outros órgãos específicos de logística do MF,que devem dar suporte de treinamento e de logística a SRRF/2ª RF?

    2- Colocar ATRFB para fazer planejamento de RH e PROCESSOS de capacitação. Salvo melhor juízo, a RFB tem a A ESAF e a COGEP para atuarem nos processos logísticos de alocação de RH e treinamentos.Há comunicação da FORMAÇÃO deste GT e destes projetos a COGEP e a ESAF ?

    3-A quem interessa o desmonte da Aduana, onde a mão de obra qualificada da Carreira de AUDITORIA já é tão escassa?

    4-No primeiro ato, retiram os Analistas Tributários da Aduana. E,no segundo ato, colocam servidores em desvio de função,´porque que são mais dóceis e SUBSERVIENTES - no sentido de se adaptarem às novas mazelas de abandono gerencial das zonas primárias.Ademais,não seria este ato de retirada dos Analistas Tributários da Aduana,um modus faciendi de cortar no orçamento, praticando uma grosseira reengenharia tupiniquim?


    PS.:

    É uma pena que aqui no Aeroporto do Galeão - RJ não acontecem movimentos como este da DS- Belem.

    ResponderExcluir