Seja muito bem-vindo ao Blog da Delegacia Sindical de Belém (PA)

Seja muito bem-vindo ao Blog da Delegacia Sindical do Sindireceita em Belém - No ar desde 31/01/2011 - Agora também no twitter: http://twitter.com/talessqueiroz.

domingo, 4 de setembro de 2011

O sindicato "delles", a ADI nº 4616, a ofensa e a lição de Maquiavel


Nicolau Maquiavel é reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de haver escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Os recentes estudos do autor e da sua obra admitem que seu pensamento foi mal interpretado historicamente. O filósofo Jean-Jacques Rousseau, mais de dois séculos depois, reconheceu que “Maquiavel, fingindo dar lições aos Príncipes, deu grandes lições ao povo”. Mas desde as primeiras críticas, feitas postumamente por um cardeal inglês, as opiniões, muitas vezes contraditórias, acumularam-se, de forma que o adjetivo maquiavélico, criado a partir do seu nome, significa esperteza, astúcia.

No capítulo III, que trata dos principados mistos, da principal obra de Maquiavel – O Príncipe – destaca-se um ensinamento que se aplica muito bem a situação atual por que passa a categoria dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil com o advento da ADI nº 4616 instada por outro sindicato de trabalhadores, que diz que “os homens devem ser acarinhados ou eliminados, pois se se vingam das pequenas ofensas, das graves não podem fazê-lo; daí decorre que a ofensa que se faz ao homem deve ser tal que não se possa temer vingança.”. Não fomos acarinhados ou muito menos eliminados!

Como pessoas de bem, buscamos sempre seguir o bom caminho, fazer as coisas certas e construir o bem com as pessoas que convivemos, mas não resta dúvida que, mesmo contra a nossa vontade, o destino pode mudar tudo sem mais nem menos e nos obrigar a enfrentar o mal, “cara a cara”. Nunca acreditamos na neutralidade de nossos antagonistas, pelo contrário, sempre se esperou ações de desconstrução exatamente de onde vieram, mas um erro foi cometido na estratégia dos nossos pretensos algozes, que inobservaram o ensinamento transcrito acima, uma vez que a ofensa que sofremos não terá a capacidade de nos eliminar.

Em uma interpretação do que escreveu Maquiavel pode-se afirmar que ataques que não produzem resultados e só se prestam a provocar e fortalecer o sentimento de rivalidade não tem nenhum valor e deveriam ser evitados, ainda mais com a forma utilizada, pois os embates longos desgastam forças e posições. Não temos mais compromisso e podemos revidar, temos justificativa, afinal inimigo batido não é inimigo vencido. A ADI não prosperará e ficaremos mais fortes. E é o também filósofo Nietzsche que nos ensina que “Aquilo que não me destrói fortalece-me". Estamos preparados para o embate!

Nenhum comentário:

Postar um comentário