Seja muito bem-vindo ao Blog da Delegacia Sindical de Belém (PA)

Seja muito bem-vindo ao Blog da Delegacia Sindical do Sindireceita em Belém - No ar desde 31/01/2011 - Agora também no twitter: http://twitter.com/talessqueiroz.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

CNRE do Sindireceita estabelece prazo de 90 dias para que a Diretoria Executiva apresente no Congresso Nacional um projeto de lei para o Código de Relacionamento Fisco-Contribuinte

Após muitos e profícuos debates o CNRE decidiu encaminhar proposta de um pré-projeto de lei sobre o Código de Relacionamento Fisco-Contribuinte que será apresentado pelo Sindireceita no Congresso Nacional no prazo máximo de 90 dias.

Ficou estabelecido que o pré-projeto não será nenhum manto de proteção ao mau contribuinte ou ao sonegador, mas um instrumento legal que trará direitos e obrigações aos integrantes da relação jurídico-tributária, numa tentativa de tornar mais célere, transparente, respeitosa e igualitária a relação entre o fisco e o contribuinte.

A proposta será elaborada pelas pastas da Diretoria Executiva Nacional diretamente ligadas ao tema, sendo posteriormente debatida com especialistas da área e depois submetida a apreciação da AGNU para avaliação e sugestões.

Vários estados da federação já adotaram medidas nesse sentido, com a criação de seus códigos de defesa do contribuinte, como, por exemplo, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Pará. Existem alguns projetos de lei já tramitando no Congresso Nacional. Está passando do momento de o Governo Federal enfrentar a ausência de uma legislação compilada que também facilite a vida do cidadão contribuinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário