Seja muito bem-vindo ao Blog da Delegacia Sindical de Belém (PA)

Seja muito bem-vindo ao Blog da Delegacia Sindical do Sindireceita em Belém - No ar desde 31/01/2011 - Agora também no twitter: http://twitter.com/talessqueiroz.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Elcione Defende Mais Poder Político Para a Mulher

          Uma sessão solene do Congresso homenageou, na última terça, 1º, as brasileiras que prestam ao País serviços relevantes em defesa dos direitos femininos e nas discussões de gênero. As comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março), foram antecipadas por causa do Carnaval. Durante o evento, deputadas e senadoras voltaram a reivindicar mais poder político para a mulher brasileira.
          Para a deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), a proposta de reforma política que começa a ser discutida no Congresso Nacional, deverá incluir a mulher nos espaços de decisão. “A luta das mulheres por espaço social e igualdade de direitos ganhou corpo e consciência mundiais. E, desde então, estamos “correndo atrás do prejuízo” de tantos anos de dominação social e cultural masculina”, ressaltou a deputada.
Elcione destacou que, de acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada pelo IBGE em 2009, as mulheres ainda recebem cerca de 30% a menos que o homem no mercado de trabalho, para a mesma função e com a mesma escolaridade.
          “Apesar do crescimento social e econômico da questão de gênero, e de tantas leis que visam a proteção da mulher, fica claro que ainda temos muito por fazer. E, não tenham dúvida, a política é o caminho e o mandato representativo é o instrumento para que possamos nos articular cada vez melhor para alcançar essas conquistas”, discursou.
           A deputada disse que a luta das mulheres deve ser exercida com persistência e inteligência, “sabemos que as desigualdades de gênero não surgiram ontem. São fruto de um longo passado patriarcal e autoritário, Infelizmente, contudo, não é apenas criando leis que vamos mudar a mentalidade vigente em nossa sociedade”.
           Um dos projetos que vai entrar na pauta do Plenário da Câmara, que faz parte da pauta de reivindicações da bancada feminina é o Projeto de Resolução 08/2007, de autoria de Elcione Barbalho. O projeto propõe a criação da Comissão Permanente dos Direitos da Mulher como fórum para a tramitação de projetos de interesse das mulheres. “Somos 52% do eleitorado nacional, somos vítimas históricas do preconceito e da violência e tudo o que fizermos para diminuir esta desigualdade e garantir um foro privilegiado para a discussão de políticas que garantam os direitos das mulheres ainda é pouco”, defende a deputada.
          A bancada feminina no Congresso defende a lista partidária como proposta para ser encaminhada à Comissão Especial que está discutindo a Reforma Política. Outras propostas incluídas como prioritárias para atingir esse objetivo estão o Projeto de Lei 6653/09, que prevê ações para garantir a igualdade entre mulheres e homens nas oportunidades de emprego, e a Proposta de Emenda à Constituição 30/07, que amplia de 120 para 180 dias a licença-maternidade de todas as trabalhadoras, urbanas ou rurais, que contribuam com a Previdência Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário