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domingo, 6 de fevereiro de 2011

O que um filiado espera do Sindireceita?

Do básico
Existem algumas atividades inerentes a qualquer sindicato de servidores públicos, tais como: a perene procura da defesa, da valorização e do fortalecimento do cargo e conseqüentemente de seus filiados, de maneira individual ou coletiva, passando pela busca de melhores salários, definição em lei das atribuições e condições dignas e seguras de trabalho, através da participação dos filiados, direta ou indiretamente, nos debates e decisões importantes para o futuro da categoria em seus fóruns deliberativos. Também, participar democraticamente das decisões do órgão, do qual seus filiados são trabalhadores, sempre que os interesses da categoria puderem ser afetados.
Do plus
O Sindireceita tem realizado a contento algumas dessas tarefas e vem ampliando enormemente seu rol de atividades, seja com o oferecimento de proteção jurídica (exercemos um cargo de considerável risco) ou na concretização de direitos individuais ou coletivos de seus filiados. Participa, ainda, na defesa de interesses da sociedade brasileira e que estão relacionados com a sua área de atuação, a exemplo da campanha “Pirata: tô fora! Só uso original” e o estímulo a criação da Frente Parlamentar para Modernização da Aduana Brasileira, no Congresso Nacional. Carga tributária, contrabando, pirataria e sonegação fiscal, entrarão no foco de atuação do Sindireceita.
Dos serviços
A princípio, por uma série de motivos, sempre olhei com muita reserva os convênios realizados entre o Sindireceita e as empresas privadas, mas, com o amadurecimento de algumas experiências que acompanhei, percebi que essa seria uma grande alternativa para minimizar os custos de nossos filiados, que hoje desembolsam 1,5% (sendo 0,5% de fundo extra) de sua remuneração, proporcionando-lhes outros benefícios (saúde, lazer e etc). De fato, entendo hoje o Sindireceita, não só como um catalisador de idéias, um conglomerado de pessoas e anseios, mas também como um prestador de serviços a seus filiados. E como tal precisa desenvolver mecanismos para prestar esses serviços nos mais altos padrões, de maneira célere e competente.
Nesse sentido, o Boletim do Sindireceita nº 25, de 04/02/2011, trouxe excelentes novidades que vão ao encontro do que aqui defendo: a criação da ouvidoria virtual, transparência de seus atos e a possibilidade de novos convênios, são alguns itens que foram pautados pela nova presidente Sílvia Felismino, que parabenizo. Críticas e divergência de idéias sempre haverá em um sindicato democrático como o Sindireceita, mas o que não se admite mais é que atuemos sem o profissionalismo necessário para com os nossos filiados, isto é, há que existir competência equânime em todas as áreas de atuação do Sindireceita.
Do planejamento
Acredito plenamente que o anunciado Planejamento Estratégico da entidade (com comissão já criada pelo CNRE e da qual faço parte) será uma poderosa ferramenta administrativa para o urgente e imprescindível ganho de qualidade na prestação de serviços (em sentido amplo) e que determinará o nosso propósito organizacional em termos de valores, missão, objetivos, estratégias, metas e ações, priorizando a alocação de recursos. Proporcionará também um maior engajamento de delegados sindicais, funcionários, Diretoria Executiva Nacional e colaboradores na concretização de nossas aspirações. A participação destes atores será fator preponderante para o sucesso do planejamento.
Da resposta
Um sindicato de luta e eficiente na prestação de seus serviços é o que o deseja os seus filiados, e estamos caminhando para isso, evoluindo passo a passo. Ao trabalho!!

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