Seja muito bem-vindo ao Blog da Delegacia Sindical de Belém (PA)

Seja muito bem-vindo ao Blog da Delegacia Sindical do Sindireceita em Belém - No ar desde 31/01/2011 - Agora também no twitter: http://twitter.com/talessqueiroz.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte

A lei nº 12.325/2010 instituiu o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, na tentativa de buscar mobilizar a sociedade e os poderes públicos, entenda-se Fiscos, que deverão promover, em todas as cidades onde possuírem sede, campanhas de conscientização e esclarecimento sobre os direitos e os deveres dos contribuintes, com participação direta dos servidores das áreas de fiscalização e arrecadação.
A louvável iniciativa do projeto de lei foi do Deputado Sandro Mabel (GO) que é Coordenador da Frente Parlamentar Mista dos Direito do Contribuinte, lançada no dia 25/04/2007. O Sindireceita noticiou que efetivou parceria com a Escola de Administração Fazendária - Esaf para colaborar com a Semana da Cidadania que se realizará no período de 23 a 27/05/2011.
A escolha do dia 25 de maio não foi por acaso. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), cada cidadão brasileiro trabalha cerca de 145 dias do ano para pagar seus impostos. O que corresponde a jornada de trabalho entre o dia 1° de janeiro ao dia 25 de maio.
O almejado respeito ao contribuinte deveria começar com iniciativas simples como trazer nos rótulos dos produtos expostos à venda, discriminadamente, os tributos incidentes naquela operação; não fazer o contribuinte esperar meses, algumas vezes até anos, para ter a restituição de seus impostos, mesmo que corrigidos; não fazer o contribuinte perder horas numa fila para resolver suas pendências; levar o atendimento para próximo dos contribuintes; oferecer serviços via internet que facilitem o dia-a-dia dos pagadores de tributos.
Outras medidas nem tão simples, mas não impossíveis, também ajudariam e muito a resolver a complicada vida de contribuinte, como a simplificação do nosso Sistema Tributário, com a esperada reforma tributária, a aprovação do “Código de Relação Fisco Contribuinte”, em nível federal, trazendo de maneira organizada os direitos e deveres do contribuinte e do Fisco. Aliás, vários estados do Brasil já aprovaram seus códigos de direitos, garantias e deveres do contribuinte, como o estado de Minas Gerais (2000), São Paulo (2003), meu querido Pará (2006), entre outros. Um dia talvez tenhamos algo para comemorar nesse dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário