Seja muito bem-vindo ao Blog da Delegacia Sindical de Belém (PA)

Seja muito bem-vindo ao Blog da Delegacia Sindical do Sindireceita em Belém - No ar desde 31/01/2011 - Agora também no twitter: http://twitter.com/talessqueiroz.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O Cabresto Sem Nó já está fazendo muita falta, volta logo!!

“Desate o nó que impede sua liberdade neste blog político que defende Carreiras Públicas de verdade; um blog sem preconceitos e sem corporativismo doentio. Defende a alternância de Poder nos Sindicatos e no País, só não aceitando os DEMO-TUCANOS. Agnelo Regis é Analista-Tributário, cargo pertencente à Carreira de Auditoria da Receita Federal”

Traçando um paralelo com o que aconteceu ao Blog Cabresto Sem Nó e as censuras judiciais impingidas a alguns blogs paraenses, ocorridas recentemente, sobre estes fatos o jornalista paraense Hiroshi Bogea publicou em seu site (veja aqui), no dia 24/03/2011, matéria intitulada “Vergonhosa Justiça da Censura” na qual relata vários casos em que a Justiça tentou impedir a liberdade de expressão, contudo, chega a acertada conclusão de que "nada adianta esse esforço ignominioso de nossos soberanos togados para tentar censurar um blog, impedir a divulgação do que já foi divulgado, pois já está na rede, e assim ficará, com links e mais links, juntando-se infinitamente, numa deliciosa viagem de informação sem amarras."

O Cabresto Sem Nó traz a informação e fomenta o debate nos assuntos relativos aos problemas que afligem a Receita Federal e seu quadro funcional. É uma válvula de escape à frustração dos servidores pela inoperância na solução das mazelas que atingem o órgão. É um elo de ligação entre a Receita Federal e a sociedade. Tem como bandeira a democracia e a liberdade de expressão, permitindo, muitas vezes, debates acalorados, mas nos quais sempre se garantiu o contraditório e a ampla defesa.

Compreendemos perfeitamente a atitude dos que buscaram guarida na Justiça para retirar o Blog do ar, afinal muitas verdades, apesar do sarcasmo e exagero de alguns comentaristas, estavam ditas nas suas linhas e entrelinhas. E a verdade dói!! E como dói!! O sindicato que representa os auditores e suas respectivas associações tem medo da verdade, tem medo da publicidade dos atos vis que praticaram contra a categoria dos Analistas-Tributários, contra uma categoria de trabalhadores do serviço público federal, contra pais de família. É isso que incomoda, é isso que os deixa de “saia justa”.

Em outro trecho da matéria o jornalista se posiciona duramente contra estes atos de censura, por entendê-los como o que há de mais execrável num país que respira liberdade e tem, no bojo de sua Constituição, salvaguardas democráticas. E prossegue:

“A ignorância e os altíssimos interesses em jogo, no entanto, impedem a corriola de compreender algo verdadeiramente fantástico, embora o direito à informação venha sendo com certa frequência bombardeado pelos juízes de plantão no Estado do Pará: ninguém, ninguém mesmo, cala a blogosfera.

Se um juiz, ou juíza, apresenta-se de prontidão para cercear a liberdade de expressão no blog mais próximo, o barato já está na Rede, ninguém o mais segura.

Feito a canção do Paulo César Pinheiro: – “você rasga um verso, eu escrevo outro; você me prende vivo, eu escapo morto…”

O compartilhamento das notícias da blogosfera se multiplica, como espermatozoides, aos milhões, seguindo sempre em direção ao ponto onde a luz disponibiliza ar para respiração definitiva da vida.”

Prezado Agnelo, aprendemos muito com sua iniciativa e discutimos mais ainda com todas as matérias de relevância publicadas no Cabresto Sem Nó, só temos a agradecer por tantos serviços prestados a nossa categoria, à Receita Federal, ao Sindireceita e ao Brasil. Até muito breve!! desta vez no ar!

3 comentários:

  1. Interessante que o mesmo sindicato que se mostra tão preocupado com a constitucionalidade das leis, parece ignorar um dos príncipios constitucionais mais importantes no título que trata dos direitos e garantias fundamentais descrito no Artigo 5º:

    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    Toda essa atitude repugnante serve apenas para alimentar a revolta dos Analistas contra os atos desta entidade que está provocando até a discordância de alguns de seus filiados.

    ResponderExcluir
  2. Triste, muito triste a postura de algumas entidades que representam os auditores fiscais da Receita Federal. Mas, "apesar de você, amanhã há de ser outro dia"

    ResponderExcluir
  3. Nenhum direito fundamental é absoluto. Há que se fazer uma juízo de ponderação entre as garantias constitucionais. O que não é possível é injuriar, caluniar e difamar ao bel prazer. Passando-se dos limites que a garantia fundamental da livre manifestação do pensamento permite, nos termos da lei, isso garante que a parte ofendida venha em juízo pleitear seus direitos.

    ResponderExcluir