Seja muito bem-vindo ao Blog da Delegacia Sindical de Belém (PA)

Seja muito bem-vindo ao Blog da Delegacia Sindical do Sindireceita em Belém - No ar desde 31/01/2011 - Agora também no twitter: http://twitter.com/talessqueiroz.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ato público do Sindireceita em Belém repercute na mídia paraense – 2º Dia Nacional de Luta pela Reestruturação Salarial


Reunidos em frente ao edifício sede do Ministério da Fazenda no Pará, ontem, dia 26/06/2012, Analistas-Tributários de Belém realizaram o segundo ato público, com assembléia da categoria, para tratar da reestruturação salarial. Tales Queiroz, delegado sindical do Sindireceita no Pará, fez questão de esclarecer e diferenciar à mídia que exercemos cargo de nível superior de carreira típica de Estado, com atribuições  complexas e específicas da Administração Tributária Federal, conforme art. 37, XXII, da Constituição da República e não se justifica termos uma remuneração muito abaixo de outras Analistas do Ciclo de Gestão, ocupando a 107ª posição na tabela divulgada pelo MPOG.

A categoria em Belém aprovou por unanimidade o indicativo da AGNU e decidiu que a campanha salarial será o principal item da pauta reivindicatória de 2012.

Veja a repercussão na mídia e as fotos do movimento:

Jornal "O Liberal" do dia 27/06/2012


Analistas-Tributário em Frente ao MF no Pará:



Jornal "Amazônia" de 27/06/2012:
 

Tales Queiroz, delegado sindical do Sindireceita, em entrevista a TV Record:




Ouça aqui a entrevista de Tales Queiroz à Rádio CBN.

Importante ressaltar que a repórter foi infeliz no início da reportagem ao querer comparar a remuneração de um servidor público entrevistado, de três salários mínimos, com o salário dos Analista-Tributários, pois não esclareceu a atividade do servidor entrevistado e não fez as considerações devidas referente às atribuições e complexidade da atividade do cargo dos servidores da Receita Federal.



quinta-feira, 14 de junho de 2012

Forte mobilização dos Analistas-Tributários em Belém pela Reestruturação Salarial




Ontem, dia 14/06, a delegacia sindical do Sindireceita em Belém promoveu o primeiro Dia Nacional de Luta pela Reestruturação Salarial, que foi realizado por toda a manhã na frente do edifício sede do Ministério da Fazenda no Pará e se iniciou com um reforçado café da manhã.

A utilização de tarjas pretas pelos ATRFB’s com a frase “SALÁRIO JÁ!” foi uma estratégia utilizada pela primeira vez pela DS Belém e que agradou a todos. Faixas explicavam ao público os motivos do nosso movimento.


Ainda no inicio da manhã uma comissão entregou ao Superintendente da Receita Federal na 2ª Região Fiscal, Esdras Esnarriaga Júnior, o documento “Cartilha Salarial”, que contém as pretensões salariais da categoria e diversas outras razões pelas quais se busca a reestruturação salarial. A comissão foi constituída pelo delegado sindical de Belém, Tales Queiroz, pela Secretária de Comunicação, Dayse Cunha e pelos colegas filiados Marco Alcântara, Angélica Machado e Everaldo Ferreira.


Queiroz deu entrevistas aos repórteres dos Jornais “O Liberal” e “Amazônia Jornal”, e a rádio Liberal AM, esclareceu que “enquanto estivermos participando da mesa de negociação com o Governo não radicalizaremos o movimento, contudo, é necessário que este sinalize em breve com uma proposta concreta para categoria”. Prosseguiu dizendo que “hoje a categoria está demonstrando que está mobilizada e coesa na busca da reestruturação salarial e espera que o Governo reconheça a importância dos ATRFB’s para a Receita Federal e para o Brasil”.

A AGNU foi realizada com a presença de mais de sessenta filiados onde se discutiu a pauta “campanha salarial”, com uma análise de conjuntura e a postura do Governo Federal em relação às mesas de negociação e as outras categorias de servidores que reivindicam aumento salarial.


Após a AGNU nova comissão entregou ao Delegado da Receita Federal em Belém, Armando Farhat, a cartilha salarial anteriormente entregue ao Secretário da RFB (no dia 06/06) . Queiroz, Dayse e Antônio Emim foram os integrantes da comissão.




Veja aqui outras fotos da mobilização em Belém.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Reestruturação Salarial Já! "Cartilha Salarial" é apresentada ao Secretário da Receita Federal


Na última quarta-feira, dia 06/06/2012, representantes do Sindireceita estiveram reunidos com o Secretário da Receita Federal do Brasil, Carlos Alberto Barreto, para tratar de diversos assuntos, em especial da campanha salarial. A Presidente da DEN, Sílvia Felismino , Rodrigo Thompson (assessor da DEN) e Tales Queiroz, que participou da reunião representando a mesa do CNRE e como coordenador do CMN, estiveram presentes.

A cartilha salarial que tem como título “Analista-Tributário – Essencial para o Brasil”, direcionada a toda a categoria e às autoridades governamentais, traz inicialmente um texto de apresentação afirmando que atuamos em todos os campos de interesse da Receita Federal e que é fundamental para o futuro dos ATRFB’s que saiamos dessa negociação salarial com uma remuneração compatível com importância do cargo.

O documento apresenta, ainda, os 13 pontos da pauta reivindicatória aprovadas pelo CNRE e destaca como prioridade a reestruturação salarial, uma vez que a remuneração do Analista-Tributário encontra-se defasada em relação a outras categorias de servidores de nível superior e que também percebem por subsídio.

Desmistifica a questão dos gastos da União com pessoal ao provar que entre 1995 e 2011 as despesas do Governo Federal com pessoal em relação a sua receita corrente líquida (RCL) caíram de 56,2% para 35,6%, e que, portanto, o reajuste devido aos servidores não representa nenhuma ameaça ao equilíbrio orçamentário.

Após detalhar índices para recomposição do poder de compra dos subsídios e demonstrar a necessidade de reparação dos subsídios dos Analistas-Tributários, evidencia com números que não existe qualquer razão técnica ou argumento que justifique o disparate salarial com os outros cargos análogos do Poder Executivo.

Ao entregar a cartilha salarial ao Secretário da Receita Federal o Coordenador do Comando de Mobilização Nacional – CMN, Tales Queiroz, pontuou alguns trechos do documento e fez questão de frisar que “o movimento de advertência do próximo dia 14/06/2012, diferentemente de outras categorias, não será uma paralisação ou início de uma greve, ainda, mas um aviso ao Governo Federal que a categoria está mobilizada e pronta para a luta”.

Foram entregues quatro cartilhas ao Secretário Barreto que se comprometeu de encaminhá-las ao Secretário Executivo do Ministério da Fazenda e ao próprio Ministro, bem como ao MPOG. Estão sendo impressas 10 mil cartilhas que em breve serão entregues a toda a categoria.